Seja bem vindo ao nosso blog.

6 Erros cometidos na iluminação residencial

Fazer o projeto de iluminação de cada ambiente pode parecer uma tarefa fácil, mas é preciso pensar com cuidado. Um bom jogo de luz pode valorizar um espaço, porém se a iluminação não for pensada cuidadosamente o cômodo pode se tornar indesejavelmente escuro. Existem alguns erros comuns de iluminação que você pode estar cometendo e que podem afetar não somente a funcionalidade na sua residência, mas também gerar um aumento na sua energia.

1º erro – Comprar lâmpadas mais baratas, pensando que está economizando

Pode parecer tentador comprar um produto mais barato, mas a economia é algo a ser pensado em longo prazo. Muitas vezes a escolha de uma lâmpada barata gera dor de cabeça no futuro, pois o produto não tem uma boa eficácia e nem durabilidade, sem contar que podem gerar um alto consumo de energia.  Prefira sempre as lâmpadas LED, visto que elas são a melhor escolha custo-benefício do mercado, porque, além de garantirem qualidade e eficácia são muito mais econômicas.

2º erro – Não considerar a funcionalidade do ambiente para escolher a lâmpada

Cada ambiente necessita de uma iluminação correta para que atenda a funcionalidade do local. Não prestar atenção em qual tipo de lâmpada você coloca no ambiente pode gerar desconforto ou improdutividade. Um banheiro mal iluminado pode atrapalhar quem vai se maquiar ou se barbear, enquanto um quarto com iluminação em excesso pode gerar desconforto. Por isso é importante se pensar na temperatura da cor da lâmpada para cada ambiente, porque assim você terá total aproveitamento de cada cômodo.

3º erro – Deixar a fiação exposta ou não verificar a tensão

Esse tipo de erro pode causar graves acidentes, sem contar que fazem com que as lâmpadas queimem com frequência. Então é importante que você contrate um serviço especializado, e nem adianta fazer gambiarra, pois serviço mal feito só gera dor de cabeça no futuro. É importante também fazer periodicamente a verificação da tensão.

4º erro – Utilizar apenas uma fonte de luz no ambiente

Uma única fonte de luz muitas vezes não é suficiente para iluminar o ambiente todo e isso pode deixar algumas áreas do cômodo escuro.  O ideal é utilizar uma fonte de iluminação principal para o ambiente e trabalhar com focos de luz para destacar certas áreas.

5º erro – Não se atentar sobre o tamanho da luminária

Escolher o tamanho errado de luminária pode gerar um erro de proporção no ambiente e gerar excesso ou falta de iluminação. Um exemplo é escolher um lustre pequeno para se colocar em cima de uma mesa grande, além de ficar desproporcional, a iluminação gerada por ele não será suficiente.

6º erro – Usar spots embutidos em excesso

Muitas vezes pode-se pensar que encher a casa de spot vai resolver o problema de iluminação, mas na verdade só irá aumentar a conta de luz e não proporcionara uma boa iluminação. Esse tipo de luminária é utilizada no intuito de direcionar a iluminação, dando assim, destaque a algum objeto, portanto a sua iluminação não é apropriada para se iluminar todo um ambiente.

Portanto, fique atento a esses erros, pois alguns podem até causar acidentes.

Siga a marca líder, siga a Ourolux.

Deixe um comentário para: "6 Erros cometidos na iluminação residencial"

© Ourolux. Todos os direitos reservados.