Seja bem vindo ao nosso blog.

5 dicas de iluminação para valorizar sua sala de estar

A sala de estar é um dos lugares mais usados da casa. É onde relaxamos após um longo dia corrido, assistimos TV, recebemos os amigos e familiares, sentamos para ler, dentre outras atividades importantes.

Por isso é essencial que esse cômodo seja valorizado de forma adequada. E se você quer aprender a fazer isso, fique ligado, pois hoje nós vamos te dar 5 dicas imperdíveis para valorizar a sua sala de estar através da iluminação, venha com a gente!

Iluminação funcional é tudo

A sala costuma ser o maior cômodo da casa e serve de palco para diversas atividades. Portanto, a iluminação deve ser funcional, se adaptando às necessidades do lugar e das pessoas que nele habitam.

Para trazer mais praticidade para a sala de estar, você pode dividi-la em setores e observar quais os pontos que necessitam de maior iluminação. O ideal é espalhar fontes focais de luz pelo cômodo, sem exagerar.

Para não errar, use um abajur ou luminária de chão próximo ao local de leitura, por exemplo. E se sua sala de estar for combinada com a de jantar, é interessante dar um destaque para sua mesa de refeições, utilizando para isso um lustre ou pendente.

Não se esqueça da iluminação central

No tópico anterior nós falamos da importância de uma iluminação mais focal, certo? Mas de forma alguma devemos nos esquecer da iluminação geral do ambiente.

Uma boa opção para isso é o uso das luminárias do tipo plafon. Eles são capazes de distribuir a luminosidade de forma homogênea e difusa, de forma elegante e discreta.

É importante prestar atenção na hora de escolher o tamanho e a quantidade de luminárias, já que devem ser proporcionais à dimensão do ambiente. Quanto maior o espaço, maior deve ser a luminária.

A Ourolux possui uma ótima linha de plafons com diversos tamanhos, formatos e potências, você pode conferir clicando aqui.

Destaque os itens decorativos

A iluminação não é meramente funcional, ela também tem seu valor decorativo e pode influenciar – e muito – no resultado final da sua decoração. Se você possui elementos como quadros, fotografias, plantas, esculturas ou objetos decorativos em geral, por que não evidenciá-los usando a luz?

E para isso, você pode contar com os spots de LED. Eles estão disponíveis em diferentes tamanhos e formatos, podendo ser utilizados tanto diretamente no teto quanto em outras superfícies.

Fique à vontade para distribuir seus spots por prateleiras, estantes, armários, nichos, etc.

Escolha a temperatura de luz mais adequada

Se você deseja deixar sua sala de estar mais aconchegante e intimista, você tem que se atentar à temperatura de luz de suas lâmpadas e luminárias. O ideal é que para a iluminação geral da sala de estar seja mais amarelada (cerca de 2700K), já que o tom traz mais relaxamento ao corpo.

Mas para a iluminação de outros espaços como os do canto da leitura ou mesmo da mesa de jantar, é necessário que a luz seja mais forte para te auxiliar na realização dessas tarefas. Sendo assim, opte por um tom de luz mais neutro (4000K) ou puxando para o branco frio (6500K) como os da imagem abaixo:

Evite exageros

A luz é nossa aliada na construção de cenários relaxantes, mas não devemos abusar dela. Usar luz demais pode acabar tendo o efeito contrário do desejado, incomodando os olhos e interferindo na visão.

Combine os diferentes tipos de iluminação sem cometer excessos, iluminando apenas o necessário para obter um visual harmônico. Se você possui uma sala pequena, o cuidado é redobrado.

E essas foram as dicas que a Ourolux separou para você arrasar na iluminação da sua sala de estar! Curtiu? Não deixe de nos contar sua opinião nos comentários!

Siga a marca líder, siga a Ourolux.

Nos acompanhe também pelas redes sociais.

Facebook: @ourolux.oficial

Instagram: @ourolux.oficial

YouTube: Ourolux

Deixe um comentário para: "5 dicas de iluminação para valorizar sua sala de estar"

© Ourolux. Todos os direitos reservados.