Seja bem vindo ao nosso blog.

Dicas de como economizar energia elétrica com a iluminação

Economizar na consumo de energia elétrica é fundamental nos dias de hoje, e não somente pensando na parte financeira, mas também levando em consideração um desenvolvimento mais sustentável. A iluminação da sua casa representa cerca de 15% a 20% do valor da sua conta de energia. Olhando assim pode até parecer pouco, mas não seria melhor reduzir ainda mais esse valor?

Rever a iluminação e implantar uma iluminação correta pode te fazer economizar bastante, assim sendo, se atente nas dicas que a Ourolux separou para te ajudar a economizar energia elétrica com a iluminação.

Luz natural

Parece óbvio, mas nem todo mundo pensa como a iluminação natural pode economizar energia no seu dia-a-dia e ainda influenciar na sua produtividade. Durante o dia, abra as cortinas e janelas. Permita que o sol entre e ilumine os cômodos, assim você não precisa acender nenhuma lâmpada. Para que isso aconteça de forma mais eficiente invista em portas e janelas de vidro, para aproveitar ao máximo a luz que vem de fora da casa. Se necessário, utilize cortinas com cores claras para amenizar o reflexo do sol.

Pinte as paredes de cores claras

Quanto mais clara for à cor utilizada nas paredes e tetos, menos iluminação artificial será usada nesses ambientes. Essas cores ampliam os efeitos tantos da luz natural quanto da artificial. Assim, você economiza energia e poderá utilizar lâmpadas de menor potência para iluminar os ambientes. A cor branca, por exemplo, é a que menos retém o calor, o que favorece a um menor uso do ar condicionado ou ventiladores.

Troque as lâmpadas convencionais pelas de LED

As lâmpadas de LED são as queridinhas do momento e te garanto que esse posto não foi conseguido atoa. Com uma tecnologia de alta eficiência luminosa, uma vida útil muito maior, elas ainda geram uma economia de até 80% em comparação com as lâmpadas convencionais.

Variadores de luminosidade

Ter o controle sobre a intensidade da sua luz pode te gerar uma economia de até 25% no final do mês. Dispositivos como dimmers controlam a quantidade de luz que será emitida pela lâmpada e assim ajudam na economia da sua energia.

Outra solução é a utilização de lâmpadas inteligentes que não necessitam do auxilio de dimmers para o controle da sua intensidade. Esse tipo de produto é exclusivo da Ourolux, a nossa lâmpada inteligente, a CONTROLED 3TONS, permite que seu ajuste de intensidade seja feito direto no interruptor da sua casa, e isso sem a necessidade da instalação de um dimmer.

Apague as luzes

Apesar disso parecer mais que óbvio, muitas pessoas tem o costume de deixar as luzes acesas mesmo não estando em determinados cômodos.  Esse hábito pode acabar te custando no final do mês. Portanto, procure evitar deixar as luzes acesas quando ninguém estiver num ambiente.

Sensores de presença

Essa dica é para todos, mas principalmente para os esquecidos de plantão. Para aqueles que têm o hábito citado na dica anterior, essa é sem dúvidas uma das melhores soluções. Os sensores de presença são dispositivos eletrônicos que acionam o sistema de iluminação dos ambientes monitorados. Após determinado tempo, geralmente programável, sem detectar movimentação no ambiente, desligam as luminárias do mesmo. Existem basicamente dois tipos de sensores, conforme o mecanismo de detecção: sensíveis à radiação infravermelha e ao ultrassom. O tempo que a luz se manterá acesa é ajustado no próprio produto e pode variar, adaptando-se às necessidades dos usuários.

Dicas bônus

• Posicione a mesa de trabalho ou o lugar de leitura próximo de uma janela para aproveitar a iluminação natural.

• Faça um estudo para saber qual o melhor local para instalar as luminárias, pois assim, você economiza na quantidade de lâmpadas e na conta de luz no final do mês.

• Procure fazer regularmente a verificação e manutenção da fiação, dessa forma irá evitar a famosa fuga de energia, que acaba encarecendo a sua conta no final do mês.

Siga a marca líder, siga a Ourolux.

Deixe um comentário para: "Dicas de como economizar energia elétrica com a iluminação"

© Ourolux. Todos os direitos reservados.